logotipo

 Saldo do sócio

 PROSINDWEB

 

Convênios

CONVÊNIOWEB

 

Dia do Servidor Público, o que temos para comemorar? Nada, vamos é trabalhar!

28/10/2019

Chegamos a mais um 28 de Outubro, data em que é celebrado dia do funcionalismo público. Infelizmente em Esteio, no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil não há o que se comemorar. Em Esteio, os servidores do executivo municipal estão celebrando seu dia, fazendo o que de melhor sabem fazer, que é trabalhar. O Prefeito Leonardo Pascoal, segundo prefeito mais jovem do estado, o bastião da moralidade pública, de maneira inédita rompeu com o acordo que vinha sendo celebrado entre gestores e servidores, de que poderiam descansar no dia de Hoje, tornando o dia apenas facultativo através do decreto Nº 6.315, de 30 de Abril deste ano.

Retrocesso, perseguição, retirada de direitos e falta de material de trabalho

Os verdadeiros Esteios do serviço público, aqueles que fazem a roda andar, que fazem a cidade acontecer e que não, apenas, brincam de gestão ou pilotam escrivaninhas em belas salas decoradas com ar condicionado e assessores, estes hoje estão celebrando seu dia, verdadeiramente trabalhando.

Estes servidores, muitas vezes, executam suas funções, sem equipamentos adequados, por exemplo, tendo que escolher qual paciente vai receber o medicamento no Hospital São Camilo, resultado do desabastecimento medicamentoso da instituição. Abrindo mão do convívio social e familiar para planejar aulas, como é o caso dos Professores que tiveram o PAD cancelado, entre outros tantos exemplos.

Data foi criada no governo do Presidente Getúlio Vargas

A data foi instituída no governo do Presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.

SISME segue de LUTO, porém, na LUTA pelos servidores e seus direitos

O Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio, está em constante luta pela garantia, conquista e manutenção de direitos, sabendo que temos TODOS muitos deveres de cidadão e para com os cidadãos. Neste dia tão importante a Presidenta do SISME, Graziela Oliveira, que é Professora Concursada do município há dez anos, destaca o tamanho da responsabilidade de ser, principalmente nos dias em que estamos vivendo, servidor público “ A responsabilidade de ser Servidor, é muito maior do que se pensa. Conquistar um espaço em órgãos públicos vai muito além de uma estabilidade financeira. O servidor é agente, permanente, de transformação social” Destacou a Professora, que está Líder Sindical.

O SISME parabeniza todos os colegas pela passagem desta data tão importante, e convida a todos para assistirem o vídeo em homenagem aos colegas, relembrando momentos importantes desta caminhada.